ACESSIBILIDADE não é favor, é DEVER!!!!
Oiii gente!!!!
“Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida...”.
Hoje escolhi falar de um tema, que muitas vezes parece ser chato, e ele realmente tem se tornado chato, isso porque é visto como um favor aos portadores de necessidades especiais, e não como lei constituída. Hoje eu poderia estar falando de diversas outras coisas, mas tenho que falar deste tema porque as pessoas simplesmente o ignoram.
Eu já me sentia revoltada com o descaso de órgãos públicos e privados com relação à acessibilidade, mas ao ler a LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000, me senti ainda pior, porque está tudo lá, e tem mais coisas do que as pessoas imaginam.
Vocês sabiam que "Os parques de diversões, públicos e privados, devem adaptar, no mínimo, 5% (cinco por cento) de cada brinquedo e equipamento e identificá-lo para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, tanto quanto tecnicamente possível. (Incluído pela Lei nº 11.982, de 2009)", eu pessoalmente desconheço isso na prática, tanto que, há pouco tempo, paguei caro para ir a um parque super famoso em Fortaleza, e passei o dia todo entediada sem ter como brincar em nada. O acesso a quase todos os brinquedos era por escadas enormes, sem condições mínimas de acessibilidade, e ao entrar no parque ainda tiveram a coragem de me dizer que eu poderia ir a quase todos os brinquedos, ai me pergunto, "Eles acham que as cadeiras de rodas têm asas? Ou que eu vou voltar a andar para subir as dezenas de degraus?".
Outro fato que nos deparamos diariamente é a questão das vagas destinadas a PCD e idosos. Nós não utilizamos estas vagas por acaso, é por necessidade. O lugar onde ela foi colocada, o seu tamanho, tudo isso é estudado, ela não está ali atoa. Muitas pessoas tem o abito de parar nestas vagas quando vão resolver alguma coisa rapidinha, ou quando acham que não vai aparecer ninguém que precise. Não importa se é por 10 segundos, ou 1 hora, não pode! Esta vaga não é pra você, existem outras dezenas que vocês podem usar à vontade, as nossas são poucas, e estão localizadas estrategicamente.
Muitas vezes eu já deixei de ir a supermercados, farmácias, padarias, lojas, porque quando cheguei não tinha lugar para estacionar, ou porque as vagas para PCD estavam todas ocupadas por pessoas que não precisam delas. Isso é uma coisa tão simples de ser resolvida, mas que atrapalha nossa vida a beça. “Art. 7o Em todas as áreas de estacionamento de veículos, localizadas em vias ou em espaços públicos, deverão ser reservadas vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção. Parágrafo único. As vagas a que se refere o caput deste artigo deverão ser em número equivalente a dois por cento do total, garantida, no mínimo, uma vaga, devidamente sinalizada e com as especificações técnicas de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes.”
A falta de acessibilidade atrapalha nossa vida em diversos quesitos, nos impede de trabalhar, porque as empresas em sua grande maioria não são adaptadas, atrapalha nossa vida social, porque temos que pensar mil vezes antes de sair de casa se o local tem banheiro, tem acesso, tem vaga...Enfim, este é um tema muito importante, que está constituído em lei há quase 15 anos, mas que ainda assim é visto como um favor a nós. Vamos lutar pelos nossos direitos, nós temos que cobrar para que estas leis sejam cumpridas.
Além destas que destaquei aqui, tem muito mais no site abaixo.
Me enviem fotos, comentários, e depoimentos do que vocês vivenciam no cotidiano.
Beijos!!!!
INSTAGRAM: @camilamuniz3